terça-feira, 22 de janeiro de 2013

REFORMA DE APARTAMENTO NA VILA DO PAN

O casal que havia acabado de comprar o apartamento de 3 suítes na Vila do Pan, desejava uma reforma para uma mudança rápida. No meio do projeto recebemos a grata surpresa de que mais uma filhinha estava a caminho!
O casal desejava um lavabo, closet para a esposa, bar para o marido, uma cozinha ligada a sala e espaço para circulação, pois duas crianças irão morar nesse novo lar.

Acrescentamos gesso acartonado na parede da sala para criar nichos iluminados que servirão de luz indireta e espaço para os porta-retratos.
Os clientes escolheram a cor vermelha para usar nessa nova parede.
Criamos uma abertura para a cozinha aproveitando o parapeito como aparador. Essa "janela" pode ser fechada com o blindex quando o ar condicionado da sala estiver ligado.
A cristaleira que o casal já tinha, inspirou a escolha das cores de madeiras para a mesa, luminária e esquadria da janela para a cozinha.
O espaço para sofá e tv não era muito grande e o cliente queria priorizar o sofá, optamos então por um rack   sem muita profundidade e nesse caso não há espaço para mesa de centro.
O uso de arandelas me agrada sempre, pois os fachos de luz além de acrescentar graça à iluminação, substituem quadros e telas.
A mistura de madeiras no rack e piso, colore o ambiente de maneira neutra e podemos abusar na escolha das almofadas e acessórios.
No natal a árvore foi colocada num lugar de destaque, mas no dia a dia o espelho que vai do piso ao teto, divide o living da sala de jantar e amplia o ambiente. 
Priorizar a circulação é sempre importante, principalmente em ambiente não muito grande. Ter espaço para circular e usar os móveis é fundamental para um ambiente ser confortável.
Desde a primeira entrevista com o casal, o cliente falou do enorme interesse em ter um "bar" em casa, pois além de receber amigos, ele coleciona cachaças e gostaria de expor as garrafas.
Para dar continuidade a sala, decidimos nivelar os piso usando tablado na varanda. Dessa forma destacamos a diferença dos ambientes mas eliminamos o desnível.
Criamos um móvel com portas e gavetas para armazenar utensílios que serão usados para servir bebidas e petiscos nesse espaço. Nichos para o frigobar e a adega e espaço para bandejas e a cafeteira, também foram calculados.
Uma pequena pia com água filtrada, foi instalada na bancada para auxiliar na limpeza e preparo dos drinks.
Escolhemos as mesmas madeiras utilizadas no rack da sala para dar continuidade aos dois ambientes. Na bancada usamos o mármore bege bahia.
A iluminação foi projetada com spots dirigidos para a área da bancada, escritório e mesa.

No outro lado da varanda, criamos o escritório, que fica em frente ao quarto do casal. Haverá uma divisória com vasos altos de plantas entre o bar e esse novo ambiente.
A varanda foi fechada com cortina de vidro e cortina em rolo na área do escritório.
A cliente fez questão de ter sua rede instalada na varanda e optamos pelo espaço em frente ao seu quarto.
Como não havia lavabo, transformamos o quarto de empregada e o banheiro de empregada em lavabo e closet. O lavabo foi instalado ao lado da sala de jantar e com uma parede de gesso acartonado criamos uma divisão para o closet. Os clientes escolheram um papel de parede listrado vermelho. Usamos o mesmo piso da sala e a bancada de madeira percorre toda a parede lateral, com espelho em toda parede acima da bancada.
A iluminação acompanha a bancada.
O espaço para o closet da cliente foi todo aproveitado. No piso ainda será instalado um tapete macio para maior conforto.
Abrimos mão do espaço de circulação, que é mínimo, para ganhar mais cabideiros, gavetas, maleiros, prateleiras e ainda conseguimos espaço para as gavetas!
 No final do corredor para o lavabo, closet e quartos, instalamos arendelas que substituem quadros e iluminam decorativamente o espaço.
Nos banheiros, que são todos iguais, projetamos os móveis e reaproveitamos as bancadas existentes. O espelho ocupa toda a parede da bancada para ampliar o ambiente.
No quarto da filha usamos uma bicama e a tv foi instalada num painel com prateleiras para os brinquedos. O gesso do teto foi recortado para que o ventilador de teto fosse instalado. Usamos mangueira de luz na parte interna e spots na parte externa do recorte.
Uma mesa para estudos e prateleiras para as bonecas serão instalados ao lado e acima da cama.



O quarto da irmã ainda está sendo preparado...
No projeto de instalação de lavabo e closet, demolimos o quarto de empregada e banheiro de empregada e com isso, ganhamos um grande nicho na cozinha, onde instalamos a "área de serviço". Dessa maneira o espaço da cozinha ficou inteiro e a bancada pode ser única até a janela.
Os espaços das bancadas e armários aguardam os novos eletrodomésticos. A bancada e a disposição linear dos armários, facilitam a circulação. A porta de correr fica embutida ao lado da geladeira que será side by side. 
A lava louças foi instalada ao lado do fogão pois aproveitamos o espaço embaixo da pia para as gavetas das panelas.
O pilar estrutural foi revestido com as mesmas pastilhas usadas sobre o fogão e aproveitamos a posição do pilar para dividir o espaço entre o tanque e a máquina de lavar, que ficaram dentro do nicho.
A máquina de lavar/secadora foi instalada no nicho do armário que serve de despensa e uma bancada de granito acima da máquina serve de apoio para balde e utensílios. 
A bancada do tanque e da máquina é única e nichos foram criados para livros de receitas e bandejas. Atrás do nicho dos livros, acima do tanque, criamos prateleiras para sabão em pó e materiais usados para limpeza.
Uma pequena mesa de bar foi aproveitada sob a janela da cozinha, para refeições rápidas.

A janela entre a sala de jantar e a cozinha ajuda na integração dos ambientes e evita o isolamento de quem está preparando as refeições.

Para a suíte, o casal escolheu um papel de parede com estampa azul marinho na parede atrás da cama. As mesas de cabeceira são flutuantes, fixadas na parede e as luminárias são pendentes para não ocupar espaço nas mesinhas.
As portas de correr do armário da suíte são de espelho para ampliar o ambiente.
Na frente da cama será instalado um armário baixo e estreito para os sapatos. A tv será fixada num painel e acima da tv haverá um nicho flutuante para o dvd.