segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Construção de Casa unifamiliar em Campo Grande

Cada casa tem uma história e essa casa em especial, tem uma história especial. Uma família querida e cheia de planos, com um terreno e um sonho nas mãos.
Eles compraram um terreno de esquina de 220m², com desnível entre as duas ruas, dentro de um condomínio tranquilo e silencioso em Campo Grande.


Meu objetivo era aproveitar o máximo do terreno, já que o condomínio tem área de lazer, muito espaço para caminhar e brincar, quadras de esporte, parquinho e a intenção é que o filho pequeno interaja com seus vizinhos e faça novos amigos.


Os filhos mais velhos irão usufruir da paz e tranquilidade para estudar e fazer suas atividades preferidas e terão espaço suficiente para praticar esportes fora da casa.
Para essa família com filhos adultos e namorados(as), além do caçula pequeno e cheio de energia, projetei essa casa com muitas varandas e espaço comum para que todos se encontrem na casa e recebam seus amigos.
Quando a proprietária me procurou o seu principal pedido era que a casa tivesse um quarto para os meninos e outro para a menina, além de uma suíte confortável e privativa para ela. A cozinha grande e bem arejada era fundamental. Uma área com churrasqueira e uma boa sala onde todos se encontrassem durante o dia.
Como havia um desnível no terreno, procurei colocar todos os quartos virados para a lateral externa, fazendo com que o vizinho não tivesse seu terreno devassado pela nova casa.
A suíte ficou virada para o sol da manhã e as varandas mantém os quartos na sombra.



Criar um projeto para aproveitar o desnível das ruas e o sol da manhã que invade a esquina foi o meu ponto de partida para esse projeto.


O hall da escada, que fica na lateral da sala, é iluminado por báscula e a passagem para a cozinha é alinhada com a porta de serviço.


Projetei para o primeiro piso um escritório, que poderá ser usado como um quarto, caso a família precise, um banheiro completo, uma sala grande com espaço para o living e uma sala de jantar.
Na parte mais baixa do terreno ficou a garagem, ao lado uma passagem para a parte de trás da casa. Acima da garagem será o escritório.


                                      

A garagem poderá ser usada como estúdio de música, pois um dos filhos é músico. 


Na lateral esquerda da casa, haverá uma escada para que a parte de trás da casa seja acessada pelos dois lados.


O escritório acima da garagem tem a vista frontal da casa.


A janela do banheiro do primeiro piso fica na lateral da casa e não incomodará o vizinho.


A sala com muitas janelas e porta dupla que será rebatida na suíte que ficará acima da sala.


Na parte de trás da casa, ficará a área de churrasqueira que terá acesso para a cozinha.


3 andares na parte mais baixa e 2 na lateral mais alta, foi a solução para acomodar a casa no terreno.


Com 10m de frente e 17m de lateral a casa vai tomando forma.


A frente da nova casa. O escritório sobra a garagem. Escada lateral que dá acesso à churrasqueira. As portas iguais na sala e suíte e as grades trabalhadas nas varandas.


As varandas em todos os quartos criam uma outra varanda do térreo que circunda a lateral da casa e leva até a área da churrasqueira. A suíte tem varanda maior em "L".


A separação entre as varandas da suíte e dos quartos dos filhos é preenchida por uma pérgula de madeira que será coberta com vidro laminado. Dessa maneira a passagem pela varanda térrea será contínua até a churrasqueira.


As básculas pivotantes no primeiro piso iluminam a sala de jantar e são repetidas no segundo piso dentro da suíte e do quarto da menina. As molduras brancas de 12cm envolvem as janelas de vidro sem esquadrias.


O quarto da menina e dos meninos divide a mesma varanda e as janelas da sala e da cozinha aproveitam essa sombra.

As varandas garantem a privacidade dos cômodos além de proporcionarem um movimento na fachada da casa.


O ladrilho colorido da escada foi repetido sobre as portas das varandas. A pérgula sobre a janela do escritório, alinhada com a varanda, protege da chuva e dá sombra, além de quebrar a continuidade da parede alta da fachada frontal.