segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Construção de Casa unifamiliar em Campo Grande

Cada casa tem uma história e essa casa em especial, tem uma história especial. Uma família querida e cheia de planos, com um terreno e um sonho nas mãos.
Eles compraram um terreno de esquina de 220m², com desnível entre as duas ruas, dentro de um condomínio tranquilo e silencioso em Campo Grande.


Meu objetivo era aproveitar o máximo do terreno, já que o condomínio tem área de lazer, muito espaço para caminhar e brincar, quadras de esporte, parquinho e a intenção é que o filho pequeno interaja com seus vizinhos e faça novos amigos.


Os filhos mais velhos irão usufruir da paz e tranquilidade para estudar e fazer suas atividades preferidas e terão espaço suficiente para praticar esportes fora da casa.
Para essa família com filhos adultos e namorados(as), além do caçula pequeno e cheio de energia, projetei essa casa com muitas varandas e espaço comum para que todos se encontrem na casa e recebam seus amigos.
Quando a proprietária me procurou o seu principal pedido era que a casa tivesse um quarto para os meninos e outro para a menina, além de uma suíte confortável e privativa para ela. A cozinha grande e bem arejada era fundamental. Uma área com churrasqueira e uma boa sala onde todos se encontrassem durante o dia.
Como havia um desnível no terreno, procurei colocar todos os quartos virados para a lateral externa, fazendo com que o vizinho não tivesse seu terreno devassado pela nova casa.
A suíte ficou virada para o sol da manhã e as varandas mantém os quartos na sombra.



Criar um projeto para aproveitar o desnível das ruas e o sol da manhã que invade a esquina foi o meu ponto de partida para esse projeto.


O hall da escada, que fica na lateral da sala, é iluminado por báscula e a passagem para a cozinha é alinhada com a porta de serviço.


Projetei para o primeiro piso um escritório, que poderá ser usado como um quarto, caso a família precise, um banheiro completo, uma sala grande com espaço para o living e uma sala de jantar.
Na parte mais baixa do terreno ficou a garagem, ao lado uma passagem para a parte de trás da casa. Acima da garagem será o escritório.


                                      

A garagem poderá ser usada como estúdio de música, pois um dos filhos é músico. 


Na lateral esquerda da casa, haverá uma escada para que a parte de trás da casa seja acessada pelos dois lados.


O escritório acima da garagem tem a vista frontal da casa.


A janela do banheiro do primeiro piso fica na lateral da casa e não incomodará o vizinho.


A sala com muitas janelas e porta dupla que será rebatida na suíte que ficará acima da sala.


Na parte de trás da casa, ficará a área de churrasqueira que terá acesso para a cozinha.


3 andares na parte mais baixa e 2 na lateral mais alta, foi a solução para acomodar a casa no terreno.


Com 10m de frente e 17m de lateral a casa vai tomando forma.


A frente da nova casa. O escritório sobra a garagem. Escada lateral que dá acesso à churrasqueira. As portas iguais na sala e suíte e as grades trabalhadas nas varandas.


As varandas em todos os quartos criam uma outra varanda do térreo que circunda a lateral da casa e leva até a área da churrasqueira. A suíte tem varanda maior em "L".


A separação entre as varandas da suíte e dos quartos dos filhos é preenchida por uma pérgula de madeira que será coberta com vidro laminado. Dessa maneira a passagem pela varanda térrea será contínua até a churrasqueira.


As básculas pivotantes no primeiro piso iluminam a sala de jantar e são repetidas no segundo piso dentro da suíte e do quarto da menina. As molduras brancas de 12cm envolvem as janelas de vidro sem esquadrias.


O quarto da menina e dos meninos divide a mesma varanda e as janelas da sala e da cozinha aproveitam essa sombra.

As varandas garantem a privacidade dos cômodos além de proporcionarem um movimento na fachada da casa.


O ladrilho colorido da escada foi repetido sobre as portas das varandas. A pérgula sobre a janela do escritório, alinhada com a varanda, protege da chuva e dá sombra, além de quebrar a continuidade da parede alta da fachada frontal.










4 comentários:

  1. Parabéns pelo projeto, acompanhei o início e agora finalizado ficou muito bonito.

    ResponderExcluir
  2. Oi Moisés! Obrigada meu parceiro, pela colaboração nesse e em muitos outros projetos!
    Até os próximos!
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Olá Regina, tudo bem?
    Estava procurando inspirações para a reforma de um banheiro, e encontrei aqui no seu blog um com um roda meio com uma ceramica que imita palha, vc saberia a marca dessa ceramica? Como faz um tempo, talvez vc não lembre, mas eu achei o banheiro perfeito, clássico, se puder me ajudar eu agradeço.
    O post é esse: http://reginasegura-arquitetura.blogspot.com.br/2012/07/reforma-e-design-de-interiores.html
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Abraços,
    Roberta Regina Schnaider

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta,

      Você pode me dizer qual projeto exatamente? Eu postei vários projetos em julho de 2012.
      Me diga qual projeto e eu tentarei dizer qual material usei, tá?

      Beijos

      Excluir