quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Visita à Fábrica da Todeschini - Bento Gonçalves - RS

A Todeschini do Recreio é uma das minhas parceiras nos projetos de interiores que executo.
Felizmente tenho tido ótimos resultados com os móveis executados por eles para os meus clientes e além da satisfação pelo resultado dos ambientes, o atendimento, preço, entrega, manutenção, nunca me deram motivos para reclamar ou criticar negativamente.
Sei que todos que estão lendo esse texto, entendem o que significa esse "felizmente" no início do parágrafo anterior, pois a maioria de nós tem experiências negativas e frustrantes para contar com móveis, entregas e marceneiros.
Sempre que levo um cliente à Todeschini, inicio o bate papo dizendo: "Vamos combinar tudo com clareza de detalhes enquanto somos amigos!", o que acaba gerando risos, mas eu explico porque digo sempre isso: o vendedor que nos atende, normalmente não é a pessoa que mede no local da obra, que não é quem fabrica o móvel, que não é quem transporta e que também não é quem monta os móveis, portanto, nesse grande processo, o risco de que algo errado possa acontecer, é enorme! É por esse motivo que decidi postar sobre a experiência que tive nesses últimos dias, visitando a fábrica da Todeschini, à convite da equipe de gerente e vendedores da Loja Recreio, onde sempre levo meus clientes.
Meu objetivo não é convencer você que essa é a melhor opção para o seu móvel, até porque eu trabalho com outros fornecedores tão bons quanto a Todeschini  e em alguns projetos prefiro o trabalho de um bom marceneiro para poder especificar detalhes que móveis modulados não tem flexibilidade ou exclusividade para alcançar. O fato de eu estar postando sobre a Todeschini, é sobre meu encantamento em conhecer o processo de uma fábrica  que produz móveis com qualidade, compromisso e sucesso.
Não posso deixar de expressar meu desapontamento com os problemas de transporte rodoviário do país, as estradas com más condições, mão de obra de montagem não tão qualificada, recebimento e estocagem de peças com falhas... Infelizmente o processo todo não se resume na produção do móvel, mas vale a pena mostrar o que vi nesses últimos dias!


Nesse grupo estão os especificadores convidados (arquitetos e designers de interiores) e os representantes da lojas do Recreio, Barra, Ilha, Tijuca, Copacabana e Ipanema.
Esse de blusa verde é o Sr. Johnny Farina, proprietário da Todeschini, que nos recebeu carinhosamente.
Assistimos a palestra do diretor de marketing, Felix Polo e fiquei encantada com as ações programadas para os funcionários, que estimulam a produção, o cumprimento das metas, horários e as premiações para novas idéias que facilitam e agilizam a produção dos móveis. Inúmeros funcionários já foram beneficiados por boas idéias. A Todeschini está se preparando para dobrar o tamanho da fábrica no próximo ano e é fácil entender o porque desse crescimento. É nessas horas que bate o orgulho de saber que além de uma empresa familiar, a Todeschini é 100% brasileira. Virei mais fã ainda! ;o)

Essa foto foi tirada no interior da Fábrica às 11:20 de uma sexta-feira. Dá para ver algum funcionário? pois é... as máquinas funcionando a todo vapor e os responsáveis por cada setor tem a função de observar, selecionar e detectar os pequenos defeitos. Tudo absolutamente limpo e organizado. Muita segurança, pouco barulho, pois as máquinas super modernas tem sistema de abafamento do som e o mais incrível... sem serragem pela fábrica! O sistema de aspiração que corre por todo o teto, suga a menor fração de pó de serra e livra o ambiente e o ar, do incômodo com sujeira e poeira.


Visitamos também o mais novo setor de pintura das peças. O sistema de Laca das peças é todo mecânico. O funcionário apenas programa a máquina para escanear o tamanho da placa a ser pintada e a máquina pinta apenas naquele espaço, evitando o desperdício de tinta. 


Depois da visita à fabrica, fomos recebidos pelo Sr. Farina num almoço delicioso, onde pudemos conversar mais e entender mais sobre as fases de produção das peças, desde a medição no local, até a entrega e montagem do móvel. É muito bacana saber e conhecer todo esse processo para orientar e informar mais precisamente o cliente.







Visitamos o show room da fábrica e tive a oportunidade de trocar cartões e conhecer um pouco mais do trabalho de arquitetos do Recreio, Barra, Copacabana, Ipanema, Tijuca e Ilha do Governador que faziam parte desse grupo de visita. Uma experiência muito bacana que fiz questão de compartilhar com vocês!








3 comentários:

  1. Muito legal seu reconhecimento. Mesmo não fazendo mais parte dessa equipe, me sinto lisonjeado com o reconhecimento do trabalho prestado. Obrigado!
    Bruno Chrispim

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seus comentários. Mesmo não fazendo mais parte desta equipe, me sinto lisonjeado pelo reconhecimento ao trabalho e empenho prestados. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Eu que agradeço a sua parceria Bruno.
    Nos vemos nos próximos projetos!
    Abs

    ResponderExcluir