terça-feira, 12 de novembro de 2013

Apto 27m² em Copacabana

O objetivo era transformar um quarto e sala de 27m² em Copacabana, num apartamento funcional e moderno, para um rapaz solteiro, em 2 meses!
O primeiro apartamento é sempre um grande sonho e meu cliente estava ansioso para recebê-lo pronto para morar o quanto antes.

Planta baixa antiga


Planta baixa - demolir/construir

O apartamento tinha sido alugado por uma empresa que armazenava ali as geladeiras e freezer com tortas e salgados. Haviam várias tomadas externas pelas paredes. Como ninguém vivia ali, não havia instalação de gás e o chuveiro do banheiro não funcionava.


Antes: Janela de guilhotina de madeira, que não funcionava direito.
O piso laminado estava razoavelmente novo, mas optamos por trocá-lo no final da obra por um piso de melhor qualidade e mais resistência. 
Projetei um rebaixo de 18cm no teto para aproveitar o pé direito alto.

Obra: teto rebaixado com gesso acartonado, cortineiro e janela de vidro substitui a antiga janela de madeira.


Depois: Sala com sofá-cama de casal, rack para tv com bancada de trabalho.


Antes: Hall de entrada antigo

Obra: Troca de piso, aumento dos vãos e construção da bancada.

Depois: Hall de entrada com porta invertida para melhor circulação e bancada de refeição com extensão para estante baixa de livros na entrada.

O nicho com a pia e um ponto de gás que havia sido fechado desde 2009, era o que chamavam de "cozinha".
Todas as sobras e detalhes na alvenaria foram retirados para aproveitar melhor os vãos.

Obra: Ampliação dos vãos e demolição da pia no nicho da sala.


Depois: O nicho aproveitado para instalar a geladeira e despensa com armário superior.A bancada de refeições e o piso porcelanato claro, separam os ambientes.

Antes: A porta do quarto ao lado do nicho da cozinha e o banheiro com tanque, chuveiro e sanitário.

Obra: A porta do quarto foi transferida para o centro da parede e com gesso acartonado, ampliei o banheiro antigo.

Depois: Vista do interior do quarto: porta do banheiro e porta para sala.


Antes: No banheiro um tanque substituía a pia.

Obra: retirada dos revestimentos e reaproveitamento de todos os pontos de água e esgoto para simplificar a reforma no banheiro.


Depois: O vaso sanitário foi mantido no mesmo lugar e o box foi trocado de lugar para que a máquina de lavar e secar fosse instalada no banheiro.
Os pontos de hidráulica e esgoto foram mantidos nos mesmos lugares, dessa maneira evitamos maiores gastos.

Antes: No box o chuveiro elétrico que não estava ligado ao quadro de luz.

Obra: Paredes emboçadas para receber massa e tinta acrílica. A cerâmica será colocada apenas dentro do box.

Depois: Box ao lado do sanitário e espaço criado para máquina de lavar e secar.

Antes: A porta de 4 folhas entre o quarto e a varanda de 80cm.

Obra: Portas retiradas e espaço ampliado para aproveitamento do quarto.

Depois: A porta da varanda foi retirada e no espaço da antiga varanda uma bancada de trabalho e prateleira de livros foram adicionadas ao quarto. 

Antes: A varanda com vista para a rua.


A grande abertura da varanda foi ocupada pela janela de vidro que ilumina e ventila todo o ambiente.

Meu cliente que morava num bairro da zona oeste, comprou esse apartamento para morar mais perto do trabalho e ter melhor qualidade de vida, já que perdia cerca de 4 horas diárias no transito. 
Ele agora mora sozinho, gosta de cozinhar e tem muitos livros. Recebe muitos amigos e frequentemente recebe o pai e o irmão que aproveitam para passarem alguns dias da semana  com ele, evitando assim as horas no transito. Havia portanto a necessidade de criar espaço para receber esses hóspedes e de transformar esse pequeno apartamento num espaço aconchegante e muito bem organizado.


Planta baixa do projeto


Minha proposta foi criar uma cozinha de verdade, dividindo o espaço com uma sala que coubesse um sofá-cama. Uma mesa para refeições e uma bancada onde um hóspede possar usar seu computador sem atrapalhar o espaço da cozinha.


A porta do quarto seria deslocada para aumentar o banheiro e separar a sala entre o sofá e a cozinha.


O móvel sob a tv será usado como bancada para os hóspedes e a poltrona que será usada como complemento ao sofá, será guardada no espaço da bancada para aumentar o espaço livre no dia a dia.


No banheiro o box foi mudado de lugar para abrir espaço para a máquina que lava e seca e armário para guardar os produtos de limpeza. O espaço para o chuveiro não poderia ser prejudicado e foi mantido 1.30x0.80m para o box.


No quarto a bancada de trabalho deveria ter luz natural e foi projetada para baixo da grande janela que havia sido criada. Não poderia faltar espaço para que cada material, livro ou equipamento. Tudo deveria ser devidamente guardado.


Uma estante para os livros foi criada ao lado da janela e um bom espaço de circulação foi mantido para que o ambiente não ficasse apertado.


Todos os ladrilhos antigos do banheiro foram retirados e optei por usar o mesmo porcelanato do piso do banheiro nas paredes do box, onde criei um nicho para xampus. As outras paredes foram pintadas de branco. O rodapé com 30cm do próprio piso, protege as paredes na hora da limpeza.
A primeira preocupação foi criar uma cozinha completa e transformar o pequeno banheiro num espaço onde coubesse uma máquina de lavar e secar.
Com a ajuda de drywall e um projeto muito detalhado, pude alcançar todos os objetivos.
Na sala havia um nicho com a pia e um ponto de gás para um possível fogareiro de duas bocas. Aproveitei o nicho para embutir a geladeira e um armário que serve de despensa.
Mudando a porta do quarto de lugar, ganhei mais espaço para criar a cozinha que, disposta em "L", coube todos os equipamentos sem ocupar demais o pouco espaço da sala. A mudança da posição da porta do quarto estava atrelada ao espaço de 1.50m necessário para caber um sofá-cama na sala.
Decidi por usar porcelanato na área da cozinha para delimitar o ambiente e escolhi o piso laminado da Kronotex para o restante do apartamento.
Projetei uma bancada desde o hall de entrada até a cozinha e ela serve como mesa para as refeições e como console no hall de entrada.
O pilar onde a bancada foi engastada foi pintado de amarelo sol da Suvinil, baseado na escolha das cadeiras amarelas de plástico injetado para a mesa.
Para que o apartamento possa ser usado por mais de duas pessoas, projetei para a sala uma bancada sob a tv com espaço para uma poltrona e prateleiras para DVD e aparelho de tv a cabo.
Essa bancada pode ser usada como mesa de trabalho por um hóspede e a poltrona poderá ser usada para dar apoio ao sofá e criar um espaço mais confortável para receber amigos.
No quarto havia uma varanda de 80cm com grandes portas de madeira e optei por somar a área da varanda ao quarto. Com isso pude aumentar o banheiro sem diminuir a área livre do quarto.
Troquei a janela da sala, que eram de guilhotina em madeira e instalei janelas de vidro.No quarto usei o mesmo tipo de janela. Escolhi cortinas de tecido rústico com trama razoavelmente larga, na cor de amêndoa,  para manter a claridade e usei o black-out para escurecer os ambientes, dependendo da necessidade do cliente.
Aumentei a área do banheiro com paredes em drywall e criei um nicho no quarto para instalar o guarda roupa, que tem profundidade de 70cm. No armário reservei uma porta vertical para guardar escada, tábua de passar, aspirador e vassouras.
A bancada de trabalho, que ficou de frente para a grande janela tem 1.60m. A lateral da bancada está ligada ao criado mudo. O painel de madeira faz a ligação entre a bancada  e a cama. Acima da cama instalei um nicho para adornos e pequenas coleções do meu cliente.
Na lateral da janela do quarto instalei uma prateleira para todos os livros e pastas do cliente, assim o espaço de trabalho ficará sempre organizado.
A escolha do mesmo piso na sala e quarto dão continuidade ao apartamento, pois as soleiras em portas delimitam os espaços.
O rodapé branco de 12cm dá o acabamento ao piso Kronotex na cor Residence.
Nas paredes optei por gelo e usei a cor graveto da Suvinil atrás da cama e do sofá na sala.


Hall de entrada

Cozinha

Bancada de refeições

Bancada da pia e fogão

sala

sofá cama e puffes

Rack da tv e bancada de trabalho na sala

Suíte com nicho para coleção e armário embutido

Bancada de trabalho do quarto e painel contínuo até a cama com criado mudo unindo os dois espaços.

Criado mudo no painel da cama

Bancada de trabalho com vista para a rua

Máquina de lavar e secar em nicho no banheiro com armário de material de limpeza em cima

Cuba deslocada do centro para criar espaço de uso na bancada


Armário sob a pia para material de higiene e nicho para perfumes




22 comentários:

  1. Adorei seu projeto.
    Ano que vem vou contratar seus serviços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser um prazer enorme projetar pra você minha querida!
      Um beijo enorme!

      Excluir
  2. Fantástico! Parabéns pela idéias E pela execução :-)

    ResponderExcluir
  3. Quem sabe, sabe! Aos meus olhos, era um apto sem solução e olha só o que vc fez! Parabéns Regina, tô sempre aqui te visitando e babando no seu profissionalismo.
    Regina, não tenho como enviar imagem por aqui, mas gostaria da sua opinião. Mudei para um apto, onde a sala é integrada com sala de jantar e cozinha. Acontece que a parede atrás do sofá tem um "dente" (parede de 3,50, dente mais ou menos ao centro) o que impossibilita colocar um quadro retangular, etc. Me arrependo amargamente de não ter fechado esse dente com dry wall, mas hj, depois de pintado e pronto, sem chance de mudar isso (nos próximos 10 anos...rs), então, o que fazer? Não sei como compor quadros, se todos tem que ter o mesmo motivo, enfim. Tá uma sala bonita, mas completamente sem personalidade... Se já viu um caso assim ou tem alguma ideia, agradeço! brida25@yahoo.com.br Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      Fico muito feliz que tenha gostado do resultado!
      Com relação a sua pergunta, fico com receio de não ter entendido bem, mas transformar um problema numa solução é sempre divertido! Já pensou em "encapar" esse "dente" com madeira ou papel de parede e usá-lo como uma falsa estrutura de uma prateleira?
      Usando pranchas horizontais e transversais a essa falsa estrutura, você terá uma estante atrás do seu sofá. Que tal?
      Bom trabalho e boa obra!
      Bjs

      Excluir
  4. Muito bonito!! Parabéns!!
    Quais foram as cores da tinta usada na sala e no quarto?
    Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone!
      Que bom que gostou!
      As paredes foram pintadas com tinta acrílica suvinil gelo e usei galho seco nas paredes mais escuras.
      Bjs

      Excluir
  5. Perfeito, vc é ótima! Parabéns! Estou surpresa com sua capacidade de criar e fazer o que fez nesse projeto. O que vc tem é dom, dado por Deus. Abençoada seja.

    ResponderExcluir
  6. Regina,

    Qual o seu telefone? Gostaria de uma proposta para um projeto.

    Att,
    Maurice Cazes

    ResponderExcluir
  7. Olá Maurice,

    Por favor me envie seu email e te passo meus contatos.
    Abs,

    ResponderExcluir
  8. Laura B G R R Lustosa8 de março de 2014 às 14:10

    Regina ! Você não me contou que além de arquiteta, você é milagreira também !!!
    O que fez com estes 27m2 é impressionante. Vou gostar muito que você venha aplicar sua mágica na minha casa !!!

    ResponderExcluir
  9. Laura B G R R Lustosa8 de março de 2014 às 14:13

    Regina ! Você não me contou que além de arquiteta, você é milagreira também !!!
    O que fez com estes 27m2 é impressionante. Vou gostar muito que você venha aplicar sua mágica na minha casa !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Laura! Que bom que gostou!
      O seu apartamento vai ser especial também!
      Beijos

      Excluir
  10. Olhaa...tive que comentar. Que trabalho sensacional! Parabens pela criatividade. Ficou muuuito legal!

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente... inacreditável!! Quando li 27m2, com uma máquina de lavar dentro do banheiro, fiquei mais pasma ainda! Parabéns pelo excelente trabalho e profissionalismo! És realmente incrível!! Parabénss!! Muitooo bomm!!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, o resultado é realmente inacreditável. Você tem muito talento. Que surjam muitos trabalhos excelentes e por que não desafiadores como este.

    ResponderExcluir