domingo, 1 de julho de 2012

REFORMA APARTAMENTO 1ª LOCAÇÃO - RECREIO

O cliente, que mora sozinho, comprou um apartamento que originalmente tinha 4 suítes. Esse apartamento no quinto andar de frente para a área de lazer do condomínio, receberá as filhas desse cliente que o visitam de quinze em quinze dias, para passarem juntos os fins de semana. As meninas dividirão uma suíte, o pai passa a ter uma suíte master com amplo closet e um banheiro grande que é a soma de dois banheiros antigos. O terceiro quarto que avançava pela sala, foi reduzido para que a sala tenha uma planta retangular e maior. Esse terceiro quarto que se encontra no meio da suíte master e da suíte das meninas, passa a ser um "family room", que será usado com sala de tv e sala privativa para que as meninas possam jogar e receber amigas, sem usar o espaço do living.
A grande varanda que tem churrasqueira, será transformada num agradável lounge.
O banheiro de empregada tem sua planta modificada para ter maior conforto e para gerar um nicho na cozinha, onde será instalada a geladeira.
O iluminação será projetada para criar diversos efeitos nos diferentes ambientes.


Atrás da tv da sala o papel de parede escolhido foi de fibra natural entremeada de fios na cor azul petróleo, para além de aquecer e dar um ar elegante ao ambiente, o tom escuro atrás da tv, ajuda a valorizar a imagem da tela. 


A cortina escura no tom dos estofados contrasta com o piso de cerâmica imitando mármore travertino.


Para o encosto das poltronas foi selecionado um tecido florido, diferente do assento. No tecido estampado existem flores na cor azul petróleo que aparece em mais detalhes na sala.

O cortineiro de gesso dá acabamento ao teto e um nicho acima do sofá abriga uma mangueira de luz para produzir luz indireta ao ambiente. O plafon no centro do living faz par com a luminária da mesa de jantar.




A utilização de spots em linha, desenha o fluxo nos ambientes e ilumina diretamente os móveis desejados.

A poltrona giratória proporciona mobilidade para ora atender ao sofá, ora à tv.


A parede do hall entre o lavabo e a cozinha foi revestida de pedra portuguesa branca e teve luz mini-dicróica dirigida para valorizar as pedras.



Sobre a mesa de pés de madeira e tampo de vidro foi utilizada uma luminária redonda e grande. Na parede no fundo da sala de jantar foram instaladas luminárias internas longas e verticais para demarcar o espaço e iluminar indiretamente o ambiente.
As cadeiras da cabeceira da mesa de jantar são totalmente diferentes das laterais, que tem encosto de palhinha. As cadeiras maiores podem servir de poltrona para o living, quando houver necessidade.


Para não ocupar espaço no ambiente, o nicho onde havia um chuveiro na parede atrás da sala, foi dividido em duas partes: uma delas serviu para esse nicho na sala de jantar, onde foi instalado um pequeno louceiro embaixo e uma bancada que servirá de suporte para a mesa, quando houver necessidade. A estante embutida, tem iluminação interna e serve para expor porta-retratos e pequenos adornos.



A bancada do nicho é embutida na parede atrás da mesa e prossegue até um pilar que avança na sala. Desse modo e espaço é ocupado de maneira sutil e útil, delineando a sala de jantar.


Como não havia espaço programado para os condensadores dos splits, aproveitamos um canto da varanda e criamos um painel para acomodar as máquinas. Nesse painel projetamos uma porta para acesso. 


Porta de acesso às máquinas de ar condicionado. 


Espaço criado para as máquinas de ar condicionado na varanda.




Outro painel foi criado para fixar a tv. Sob a churrasqueira e a bancada da pia, foram feitos armários para armazenar o material utilizado nesse espaço. O fechamento da varanda, com cortina de vidro, será executado numa segunda etapa da obra.


O painel em "L" acompanha a lateral da parede e completa o acabamento. O prateleira sobre a tv libera o espaço de passagem.


Sob a churrasqueira instalamos a máquina de gelo e os bits lineares do móvel camuflam os cortes das gavetas 

Onde antes havia um quarto que avançava pela sala, agora com a ajuda de uma parede de gesso acartonado,  dá lugar à um "family room" com tv, frigobar, adega e um pequeno bar. 
Como a parede foi movida de lugar para deixar a sala retangular, a janela do antigo quarto ficou dividida para os dois ambientes: metade para a sala e a outra metade para o family room. A cortina em rolo disfarça essa divisão. 

O armário com porta de vidro branco, serve para armazenar petiscos, copos e acessórios para o bar.

O sofá com assento retrátil e encosto reclinável transformasse num confortável chaise longue para assistir tv.

A iluminação é indireta e tem dimer para regular a luminosidade.

Um painel escuro, que abrigará a tv de parede, foi instalado atrás do rack no family room. As portas de vidro branco do armário seguem o mesmo modelo do móvel do bar.

Atrás da cama na suíte do cliente, foi aplicado dois tipos de papel de parede: listrado nas laterais e liso no meio da cama. Sobre os criados mudos estão as duas luminárias pendentes, dessa maneira as mesinhas ficam disponíveis para livros e quaisquer outros objetos.

Os criados mudos além de duas gavetas cada, tem espaço para livros de leitura. De cada lado da cama existem interruptores com three way, que acendem e apagam as diferentes luzes do quarto, sem que o cliente precise levantar-se.


As cortinas tem black-out para proteger o ambiente da luz solar, quando desejado. A bancada de trabalho em "L" dispõe de mesa, arquivo em duas gavetas, porta-pastas e a utilização de madeira e branco no revestimento colore e dá graça ao móvel.

Depois de transformar dois quartos na suíte master, uma parede de gesso acartonado foi criada para separar o closet  e apoiar o rack da tv. O móvel flutuante para dvd e aparelhos dá leveza e amplia o espaço de circulação. Foram colocadas portas na parte visível do closet. A nova suíte master agora tem duas janelas, o que ajudou a dar mais claridade e ventilação ao closet e ao quarto.

Para o quarto das meninas foi utilizada uma bicama, Na parede onde o baú que serve de encosto para a bicama, foi escolhido um mimoso papel de parede florido. A cortina em voil rendado, recebe um black-out atrás para proteger o ambiente da luz solar, sempre que necessário.

Um espelho foi instalado em toda a parede atrás da porta. A iluminação com luz dicróica sobre o espelho ajuda a ampliar ainda mais o ambiente. O armário embutido é de porta de correr para melhor aproveitamento do espaço.

O rack para tv é flutuante e tem espaço para video-game, livros e todos os equipamentos usados pelas irmãs.

O closet foi projetado para as necessidades do cliente, com espaço específicos para atender suas necessidades. O espelho aplicado na parede do fundo, reflete a luz da janela e amplia o espaço. 

Prateleiras em diferentes alturas e com corrediças organiza roupa de cama, banho e camisas dobradas. além de facilitar o alcance de peças que são armazenadas no fundos dessas prateleiras.

A cozinha em formato de corredor, tem um grande móvel que abriga todos os eletrodomésticos em nichos específicos para cada peça. A escolha do revestimento imitando madeira clara, quebra o branco das paredes. O piso é de porcelanato que imita cimento queimado.

Para colorir e alegrar essa cozinha, foi escolhida pastilha vermelha para a parede sobre toda a bancada. O uso do cooktop ajuda a criar uma bancada única. 
Os grandes gavetões abrigam todos os utensílios, panelas e acessórios necessários. A lava-louças, forno, microondas e geladeira tem seus nichos específicos.

A escolha da torneira com uma ducha móvel embutida, auxilia na lavagem da louça e dá um ar moderno e atual à cozinha.

Em cima do microondas, nichos para vinhos.

Na linha da cuba foram utilizadas portas com revestimento de vidro branco, que se destacam no móvel de madeira clara.

Dentro dos grandes gavetões, existem gavetas de talheres e peças separadas.

Na parede oposta à bancada, foi instalada uma tv para que o cliente não perca seu programa preferido, enquanto prepara suas refeições.

A máquina de lavar e secar foi instalada ao lado da bancada de granito que abriga o tanque de inox. Agora só ficam faltando os armário sob a bancada e sobre a máquina, que ainda estão sendo confeccionados.

No banheiro das meninas todo espaço é bem aproveitado. Sobre o vaso, foi criado um painel de mdf laqueado de branco com prateleiras para armazenar todas limpas.

Para o fechamento do box foi escolhido o blindex fixado por roldanas, pois além de mais moderno, suaviza visualmente o pequeno box. A pastilha miscelânea em tons de verde foi fixada na parede da janela, piso do box e sobre o frontispício da bancada da pia.

O móvel da bancada tem espaço embaixo para chinelos e balança, quatro nichos laterais para papel- higiênico, secador de cabelo e o papel higiênico em uso foi fixado na lateral desse mesmo armário.

Detalhe do painel sobre o vaso sanitário.

Na parede lateral à bancada, foi criado um nicho na parede, revestido com o mesmo mármore crema-marfil utilizado na bancada, dessa maneira, perfumes e cremes são armazenados sem ocupar espaço na bancada, que por sua vez permite o uso de uma cuba maior.

Nicho dentro do box para shampoo, sabonete e condicionador, evita o uso de suporte móveis para esses produtos. A iluminação com luminária embutida no gesso e luz fluor, facilita o banho.

O banheiro do cliente ficou maior depois da junção de dois pequenos banheiros. O antigo espaço do box, foi dividido em dois nichos: de um que serve para o louceiro da sala de jantar e do lado do banheiro serve para nicho de perfumes e cremes sobre a bancada da pia.

O espaço para a louça sanitária fica num nicho entre a bancada e o box. A utilização de papeleira dupla, facilita o dia a dia.

Dentro do box foi construído um banco de alvenaria, com ducha. Dessa maneira o cliente tem mais conforto para fazer barba e relaxar durante o banho. Sobre o banco, foi instalado um porta-toalhas para roupa de banho limpa e suporte para as toalhas em uso. O chuveiro de teto foi centralizado no espaço fora do banco do box e uma iluminação indireta no gesso, propicia um banho relaxante.

O uso de roldanas no fechamento de vidro do box é atual e leve.

Sobre a bancada da pia é utilizada luz dicróica e luz indireta de fluor para serem utilizadas juntas, sempre que a fidelidade de cores e maior nitidez for necessário. O móvel com corte horizontal deixa discreta a divisão de gavetas, portas e roupeiro.

No lavabo foi utilizado piso cerâmico que imita madeira. A bancada por sua vez, é de madeira e no frontispício foi aplicado um mosaico de mármore. O espelho foi colado em toda a extensão da parede da bancada e o papel de parede florido, torna o espaço predominantemente rústico, num pequeno espaço  muito agradável.

A utilização de madeira, cestas de vime para depositar toalhas de mão usadas e um arranjo com orquídea, dão ao visitante a sensação de conforto e boa acolhida.

Sobre a bancada o visitante encontrará tudo que necessita, depositado em cestas: toalhas limpas, papel higiênico, fio dental, etc. Assim, o ambiente apesar de pequeno, estará sempre completo e organizado.

42 comentários:

  1. Ótimo trabalho!!!
    Tenho uma dúvida. Estou fazendo um trabalho parecido, só que ao invés de instalar o condensador na sacada, farei na lavação. Qual a área daquele fundo falso que vc fez na sacada? Existe algum tipo de ventilação ou janela?

    Att
    Leonardo Bachmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo,
      Que bom que gostou do projeto!
      O espaço que instalei o condensador é de 0.80x1.50m e é fechado apenas pelo painel de mdf, pois é o final da varanda, que hoje está toda aberta. Futuramente vamos instalar cortina de vidro e sempre que o ar estiver funcionando o cliente terá que abrir a cortina de vidro apenas na área reservada ao condensador.
      Abraço,

      Excluir
  2. Solução criativa!

    Obrigado.

    Att
    Leonardo Bachmann

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belissimo trabalho, o banheiro, a sala enfim tudo é lindo!!!!
    Elisângela

    ResponderExcluir
  4. Aii que tudo!! Não sei do que gostei mais... tudo lindo, parabens pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Que bom que gostou de tudo!
      Obrigada pelo carinho!
      Bjs

      Excluir
  5. Nossa, que trabalho espetacular!!amei tudo.parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena,
      É muito bacana receber um elogio assim. Obrigada por acompanhar o blog e aguarde, pois em breve estarei postando mais uma obra entregue...espero que goste também!
      Beijos

      Excluir
  6. Regina, seu trabalho realmente é lindo. Gostei de tudo, inclusive poderia me informar qual granito você utilizou na bancada da cozinha e qual revestimento utilizado nas paredes e pisos do banheiro masculino?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Olá "Anônimo" (rs)
    Fico feliz que tenha gostado do meu trabalho. É muito bom esse retorno.
    O granito que usamos na cozinha é o "branco ceará", que é muito resistente, não absorve água e por ter o fundo branco, ajuda a clarear o espaço.
    Nos banheiros, eu costumo usar a mesma cerâmica em piso e paredes.
    Nesse projeto optei por porcelanato 60x60 retificado polido Bianco Delicato da marca Cecrisa. As bordas retificadas dão um acabamento muito parecido com o mármore, porque as peças ficam coladas sem espaçamento entre elas.
    Boa obra!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Olá... Parabéns... tudo de muito bom gosto. Gostaria de saber as cores das tintas... da sala e onde está o rack flutuante. Muito obrigada, Patty

    ResponderExcluir
  9. Olá Patty,
    Fico feliz que tenha gostado!
    No quarto das meninas, onde está o rack flutuante, a parede é branca (branco neve). Usei papel de parede atrás da cama.
    Na sala usei a cor safari da Suvinil na parede maior e branco neve nas restantes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá Regina, vi o projeto do banheiro em um site de revista e amei. Procurei algumas profissionais de decoração, mas infelizmente este serviço não esta a meu alcance. E sempre é possível ter uma banheiro tão lindo quanto este que você planejou, no banheiro das meninas o armário e o painel foram feitos sobremedida? Você pode indicar o local onde fez ou comprou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que você gostou dos meus projetos!
      Sim! É possível ter um banheiro organizado, decorado e lindo sem gastar muito. Tire tudo que está "demais" no seu banheiro, guarde e armazene tudo de forma organizada, exponha os acessórios harmoniosamente e você chegará a um ótimo resultado!
      Os armários que projetei para esses banheiros, foram feitos sob medida pela Todeschini e por um marceneiro.
      Bjs

      Excluir
  11. Olá, fiquei encantada com as fotos, e gostaria se possível que me desse uma opinião sincera sobre o problema que estou enfrentando. Estamos fazendo uma pequena reforma em nossa cozinha, trocamos a pia, e os armários estão sendo confeccionados. Depois de tudo pronto (menos os armários, que ficarão numa sapata de 48 cm de profundidade) queremos instalar uma lava-louças, mas a menor de 6 serviços tem 59 cm de profundidade. Os armários, em cima da sapata terão 56 cm. Ficará muito feio os 3 ou 4 cm de fora, já que tenho que distanciá-la um pouco da parede no fundo? Agradeço se puder me ajudar! Ah, e a pia tem 60 cm de profundidade. Obrigada, e te desejo muito sucesso!!! Sou de Ituverava-SP. Marisa Diniz - email: marisacdiniz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marisa,

      Muito bom saber que você gostou do meu trabalho! Obrigada.
      Sobre a sua lava-louças, como vocês a compraram depois de encomendar os armários, imagino que não tenha mais tempo para alterar as medidas. É melhor deixar os 3 ou 4 cm além do armário, do que deixar de tê-la! Não ficará feio não, fique tranquila. Esse equipamento lhe será muito útil e essa pequena diferença será compensada pela função da máquina no seu dia a dia!
      Sucesso com sua nova cozinha!
      Abs,

      Excluir
  12. Olá tudo muito lindo parabéns!! Adorei a cor da parede da sala e gostaria de uma dica, pretendo usar essa cor somente na parede da tv (que e a menor) e as outras paredes na cor algodão egipcio, acha que fica bom? meu sofá é na cor grafite. obrigada e mais uma vez parabéns! Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila!
      Legal que tenha gostado do meu trabalho!
      Eu tenho certeza que suas escolhas são ótimas. Uso muito o algodão egípcio, que é uma cor neutra e fica muito bom com todos os tons de marrom. O sofá grafite também é neutro e vai ficar bem com as cores da parede.
      Sugiro que abuse nas cores e estampas das almofadas, já que todos os tons que escolheu são neutros.
      Sucesso na sua obra!
      Bjs

      Excluir
  13. Oi Regina,

    Estou procurando um rack para o quarto dos meus filhos e achei lindo o que você usou no quarto das irmãs (rack flutuante para TV).
    Onde posso comprá-lo?

    Obrigada!
    Marília
    meu E-mail: marilia.silva@schneider-electric.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marília,

      Esse rack flutuante foi feito pela Todeschini.
      Projetei espaço para os equipamentos e porta de vidro de correr para guardar os DVDs, controles, de maneira que nada fique espalhado.
      As meninas também gostaram muito da solução!
      Obrigada.
      Beijos

      Excluir
  14. Oi Regina. Lindo esse trabalho seu. De muito bom gosto! Você poderia me dar uma dica? Adorei o papel de parede florido do lavabo. Por acaso você ainda tem a referência dele e o local de compra? Ele é marrom? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatá,
      Também gosto muito desse papel e já usei em outros projetos.
      O papel é da linha Fantasy e a referência é 70377.
      Ele é marrom claro com flores brancas.
      Beijos

      Excluir
  15. Olá Regina. Por favor, gostaria de saber onde comprar esse papel de parede de fibras naturais que você utilizou atrás da TV na sala.. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mei Li!
      O papel de parede é de seda com palha. Lindo mesmo! Adoro trabalhar com esse tipo de material.
      Compramos esse papel de parede com um fornecedor que já não trabalha mais nesse ramo.
      Sugiro que você dê uma olhada nos catálogos da Orlean ou de outras boas lojas que trabalham com esse tipo de revestimento. Se você não encontrar o mesmo, encontrará outros parecidos ou ainda mais lindos!
      Bjs

      Excluir
  16. Olá Regina. Por favor, gostaria de saber onde comprar este rack da tv, sensacional!! amei!! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia!
      Fico feliz que tenha gostado!
      Fizemos todos os racks e móveis com a Todeschini do Recreio!
      Beijos

      Excluir
  17. Ficou lindo! Parabéns a você a ao Miguel. Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Regina, boa noite!! Estou encantada com o apartamento inteiro, mas, gostaria de obter uma informação em relação ao banheiro menor, com tonalidade em verde: quanto custa em média, um projeto como aquele, para um banheiro com aquelas dimensões? Desculpe se estou sendo deselegante, mas pretendo fazer uma reforma no meu e preciso saber até onde posso sonhar.. (rsrsrsrs). Meu email, butiuca.ec@gmail.com.
    Outra pergunta: além dos produtos em venda nos mostruários, a Todeschini trabalha projetos personalizados só para arquitetos ou também faz projetos de acordo com a metragem apresentada pelo cliente comum? Desde já, Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Eliana,

      Que bom que gostou de tudo!
      A Todeschini trabalha projetos personalizados. Os produtos que estão expostos apresentam os revestimentos, ferragens, acabamentos e mostram como um ambiente pode ficar.
      É dessa forma que as lojas de móveis modulados trabalham. Elas atendem individualmente cada cliente e cada ambiente, personalizando seu projeto. São parceiros dos arquitetos e existem ótimas lojas no mercado.
      Bjs

      Excluir
  19. Bom Dia REGINA estou reformando minha cozinha e estou me espelhando nessa cozinha (muito lindaaaaaa) e gostaria de saber a cor da madeira clara do armário da cozinha...rsrsr quero o meu na mesma cor ... bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá Veronica. Fico feliz que tenha gostado do meu trabalho!
    Usamos a linha "jangada" da Todeschini.
    Boa obra e sucesso na sua cozinha nova!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá Regina , Boa Tarde ! Seu projeto literalmente caiu do céu pra mim . Além de ser maravilhoso em todos os detalhes . Bom , estou com um problema idêntico quanto a varanda. Tive umas ideias maravilhosas para integrar a sala com a varanda mas infelizmente os condensadores terão que ficar lá p atrapalhar todo o projeto. Gostei , na verdade amei o que você fez para esconder aquelas coisas 'lindas' na varanda . Gostaria de saber qual é aquele material do painel e como ele foi executado ? Beijos . Desde já agradeço .

    ResponderExcluir
  22. Olá Regina!!!! Meu nome é Thálita!
    Realmente vc tem soluções criativas para resolver os problemas!!! Essa idéia do painel de MDF na sacada para esconder os condensadores de ar foi muito joia. Quero fazer no meu apartamento, como ele é feito? Deve colocar algum revestimento térmico dentro dele? Que tipo de profissional faria isso pra mim?
    Obrigada!
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Ola Regina, boa noite. Primeiramente parabéns pelo excelente trabalho e pela iniciativa em postar as fotos... Para amadores como eu isso ajuda muito!!! Gostaria de saber qua é o porcelanato utilizado na sala. VC indica alguma marca? Incepa, Portobello, Portinari, Eliane... E a respeito do lavabo, VC utilizou madeira de demolição? Onde encontro aqui no ABC (Santo André). Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele,

      Fico feliz que tenha gostado dos meus projetos!
      O piso que usei na sala é o travertino bianco da Portobello e o que usei no banheiro é um porcelanato também da Portobello, imitando madeira.
      Você encontra esses pisos em qualquer grande loja de construção!
      Boa obra!
      Beijos

      Excluir