quinta-feira, 5 de julho de 2012

Reforma da sala do apartamento - Península

O casal desejava mudar a sala para receber amigos e assistir tv.
Analisando a planta do apartamento vimos que o quarto de empregada, que era usado para depósito de materiais, avançada 70cm para a sala. Esses centímetros fariam uma grande diferença se fossem somados à sala e decidimos quebrar a parede divisória e a nova parede seria de gesso acartonado. Dessa maneira a sala passaria a ter uma forma retangular e portanto mais espaço.
Outro problema era o posicionamento de uma mesa, que depois de uma reunião com os clientes, percebemos que a utilização da mesa era ocasional e portanto poderia ser substituída por uma peça que não ocupasse o centro da sala e que pudesse ser remanejada de lugar quando a família desejasse usar, de fato uma mesa.
Como o espaço da sala era pequeno, foi necessário e mais funcional, projetar móveis específicos para esse ambiente.

                                                                      ANTES:


 
antes: espaço do sofá

antes: rack para a tv e poltrona.

antes: buffet na entrada para a cozinha

antes: mesa de jantar de 4 lugares no canto onde o quarto de empregada avança para a sala.

antes: quarto de empregada

antes: parede com 70cm, do quarto de empregada que avança para a sala

antes: parede do sofá e corredor

antes: porta principal com mesa de 2 lugares de adorno.

antes: varanda da sala com poltrona de mandeira

antes: varanda da sala com sofá e poltrona de madeira

DEPOIS:
Com o novo projeto de iluminação, os espaços são valorizados e os grupos de lâmpadas são acesas independentemente para criar diferentes cenários. No hall de entrada, arandelas instaladas ao lado da porta, acentuam o fluxo e formam um desenho de luz no teto. Spots com luz direta marcam os dois aparadores, que quando juntos formam uma mesa de jantar, para 6 lugares. 
A nova mesa criada por dois aparadores, só é montada quando o casal recebe amigos para refeições. No dia a dia os aparadores encostados nas paredes servem como apoio para adornos e não ocupam o espaço central da sala.
Embaixo de cada aparador poderão repousar 3 puffs. Os puffs poderão ser usados como cadeiras para as refeições e poderão sustentar, durante o dia a dia, revistas, livros para adornar a sala. Outra solução é usar cadeira empilháveis que serão utilizadas para as refeições e/ou para criar mais lugares na sala de estar.
O grande banco de madeira e assento acolchoado, dá suporte ao sofá de 3 lugares e pode ser usado também para a mesa de refeições. 
A parede que dá acesso à cozinha foi a escolhida para receber o papel de parede em tom petróleo. 


A iluminação valoriza a nova parede forrada com papel de parede e os adornos expostos sobre o console.



O novo rack ganhou um painel de madeira em tábuas corridas criando um fundo para valorizar a imagem da tv. Poltronas giratórias, em listras onde o azul petróleo também está presente, são dinâmicas e atendem tanto o living, quanto dão conforto a quem deseja assistir tv. A ilumunação com spots alinhados, ilumina diretamente a tv e as poltronas.  
A mesa de centro  dá suporte ao living e não impede a passagem para a varanda. O rack comprido armazena todos os equipamentos de som e imagem.


Depois da reforma, onde aproveitamos 70cm de parede do quarto de empregada, transformando a sala que era em "L" e  agora é retangular, ganhamos  uma parede maior para instalar um sofá confortável e duas mesas laterais.



O hall de entrada ganhou notoriedade com uma iluminação espacial. As três arandelas instaladas em linha criam um desenho de luz que valoriza o pequeno ambiente. O papel de parede envolve o bloco da parede da sala e do hall.


 A planta natural humaniza o ambiente e cria uma ligação entre o interior e o exterior. 








6 comentários:

  1. O seu trabalho é simplesmente perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Elisângela, que bacana!
      Fico muito feliz, seu elogia me estimula!
      Obrigada por acompanhar meu trabalho.
      Bjs

      Excluir
  2. Regina seu trabalho é muito lindo...perfeito!
    Poderia informar o nome/marca do papel parede utilizado neste trabalho?
    Vou reformar a sala e gostei muito deste papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Bacana você ter gostado do meu trabalho! Obrigada!
      O papel de parede da sala, foi comprado pelos clientes e não sei informar a marca e referência, mas sugiro que você copie a foto e mostre nas lojas de papel de parede, pois sei que ele não é tão difícil de achar. Você vai encontrá-lo em outras cores também!
      Boa obra!

      Excluir
  3. Parabéns! Ficou linda essa sala!!!!
    Onde vc comprou esse rack?

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Obrigada! Que bom que gostou!
    O rack foi comprado pela cliente. Não sei lhe informar a loja ou marcenaria mas sugiro que mostre a foto para o seu marceneiro e ele terá como reproduzí-lo!
    Boa obra!

    ResponderExcluir